sábado, 7 de novembro de 2009

Laços Sociais com o Voluntariado e a Qualidade de Vida na 3ª Idade

LAÇOS SOCIAIS


Na última quinta feira , dia 5 de novembro/2009, no auditório da PUC/IEC a Orbis nos brindou com mais um show de dinamismo e talento. Esses talentos foram super aplaudidos, no Projeto Voszes, porque tratavam-se de pessoas especiais e que se encontraram nesse dia afim de  realizar aquilo que gostam, ou seja, voluntariando-se e mostrando à sociedade local que não basta somente a teoria; a prática é de suma importância e que quando essas duas manifestações se encontram não pode acontecer outra coisa a não ser a participação desvinculada de  maiores interesses e um embasamento técnico operacional o suficiente para convencer aos espectadores da veracidade do que se diz.

Os temas abordados, por habilidosas palestrantes foram:

“Criando Laços Sociais Com o Voluntariado”


Palestrante:
Sônia Lúcia Moreira -
Graduada em Ciências Físicas e Biológicas/ Experiência na docência de Matemática/Bacharelanda do Curso de Serviço Social/Atualmente conclui o Curso de Extensão em Políticas  de Assistência Social e Pós- graduação em Atendimento Integral à Família no Serviço Social pelo Instituto Aleixo de Belo Horizonte e presta serviço voluntário na Unidade APAE de Sete Lagoas

Doriane Bicalho (BH) - Assistente Social com larga e extensa experiencia na área.




“Qualidade de Vida na Terceira Idade”
Facilitadoras:
Glaucia Queiroga (Administradora de Empresas)
Izabel Dayrell (Coordenadora da Maturidade Ativa/ Faculdade Cenecista)


No Desenrolar da primeira apresentação, por Sônia Lúcia, destacamos o conceito proferido por ela que responsabilidade social é “O respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.” 
Foi muito enfática e feliz em dizer que; “voluntariado não é caridade, compaixão ou assistencialismo. Vai além de tudo isso. Devemos enxergar nosso grupo como algo sólido , interessar-se pelos outros e fazer algo por eles.”

Enfatizou-se a Lei nº 9.608/98 que caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.
Esse conceito vem de encontro com o que a Orbis pensa e almeja. Já a Doriane Bicalho recordou o conceito de laço como algo leve e que pode ser facilmente feito por alguém que almeja presentear, se doar – fazendo alusão ao tema proposto “ Criando laços sociais com o voluntariado”.

No segundo tempo a palavra ficou por conta da Professora universitária Izabel Dayrell que fixou a idéia da qualidade de vida na terceira idade por meio de participação em atualizações dessa fase na recém criada “Maturidade Ativa” da qual é coordenadora na Faculdade Cenecista em Sete Lagoas.

Logo a seguir a ‘teoria saiu do papel’ e tomou conta do auditório da PUC/IEC em Sete Lagoas. Houve testemunhos de Grupos de Convivências da Terceira Idade e apresentações de dança pelos grupos:


GRUPO MOVIMENTE DE DANÇA SENIOR
GRUPO DE CONVIVÊNCIA “AMIGOS DA LONTRA”
GRUPO DE CONVIVÊNCIA  da 3ª Idade (Dona Dochinha)


Ainda registramos agradecimentos À PUC/IEC, à ETV que registrou todo o evento e toda a imprensa que apoiou e continua nos prestigiando.


A Orbis objetiva com o projeto VOSZES  fomentar a inclusão social e a sustentabilidade cultural fazendo circular informações e público que de outra forma não adentrariam em determinados recintos devido à sensação de não pertencimento identitário. Nossa transversalidade é tangível a ponto de envolvermos diversas instituições ao nosso intento e estamos somente começando.
Nesse sentido estamos criando uma perspectiva identitária com valores de pertencimento na memória do cidadão local.  A Orbis é uma agremiação aberta e em seu quadro conta-se com a efetiva participação da Professora Clara Bicalho, o escritor João Drummond, o bancário  Luciano Rocha, a artista Maria Lúcia, o publicitário Demétrius Cotta, a administradora de empresas, Glaucia Queiroga, o artista formado pela EBA/UFMG, Leandro Figueiredo e o artista Naïf , Erlei Pereira. Sinta-se convidado a participar conosco e identificar-se com essa luta social por direitos do cidadão em ter informação, instrução, cultura e participação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário